Serviços

Serviços de eletroerosão a fio e penetração

fios elétricos

Primeiramente, qual o diferencial da eletroerosão a fio e penetração? No processo de usinagem de eletroerosão por penetração, o desgaste é feito através de pulsos elétricos realizados por eletrodos. Em contrapartida, a usinagem por eletroerosão a fio trabalha com um fio de latão ionizado, eletricamente carregado, que atravessa a peça submersa em água deionizada. Portanto, este processo de usinagem por eletroerosão a fio começou a ser aplicado no período da Segunda Guerra Mundial, para a recuperação de peças quebradas em seu interior.

Por fim, para indústrias como a usinagem de cavidades passantes e perfurações transversais, a usinagem por eletroerosão a fio é a mais indicada. Sob esse ponto de vista, para permitir a passagem do fio, é feito previamente um pequeno orifício na matéria prima. Além disso, o corte é programado por computador. Por isso, nos permite manter as máquinas ativas por 24 horas ininterruptas, pois trabalhamos com o avançado programa CAD-CAM.

A usinagem por eletroerosão a fio e penetração é aplicada preferencialmente em indústrias de confecção de placas guias, matrizes, estampas de corte, fabricação de ferramentas de metal duro, principalmente nesta última, por permitir o processo de usinagem mesmo após a tempera do metal, o que em processos convencionais muitas vezes não é.