Serviços

Serviços de eletroerosão a fio e penetração

construction1

Semelhante ao processo de usinagem por eletroerosão por penetração, onde o desgaste é feito através de pulsos elétricos realizados por eletrodos, a usinagem por eletroerosão a fio trabalha com um fio de latão ionizado, eletricamente carregado, que atravessa a peça submersa em água deionizada.

Este processo de usinagem por eletroerosão a fio começou a ser aplicado no período da Segunda Guerra Mundial, para a recuperação de peças quebradas em seu interior.

Para alguns tipos de indústria, como a usinagem de cavidades passantes e perfurações transversais, a usinagem por eletroerosão a fio é a mais indicada. Para permitir a passagem do fio, é feito previamente um pequeno orifício na matéria prima. O corte é programado por computador, o que nos permite manter as máquinas ativas por 24 horas ininterruptas, pois trabalhamos com o avançado programa CAD-CAM.

A usinagem por eletroerosão a fio é aplicada preferencialmente em indústrias de confecção de placas guias, matrizes, estampas de corte, fabricação de ferramentas de metal duro, principalmente nesta última, por permitir o processo de usinagem mesmo após a tempera do metal, o que em processos convencionais muitas vezes não é.